29/12/2017 | Desemprego voltou a cair em novembro, dizem analistas - Valor Econômico

A taxa de desemprego deve ter registrado sua oitava queda seguida em novembro, mantendo a tendência de recuperação do mercado de trabalho, acreditam economistas. A média das estimativas de 19 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data aponta para uma taxa de desocupação de 12% no mês passado.

As estimativas dos analistas variam de 11,9% a 12,1%. Se confirmada a média, a taxa de desocupação ficará abaixo dos 12,2% registrados no trimestre encerrado em outubro. Em novembro de 2016, o índice estava em 11,9%. A taxa de desemprego está em queda desde março, quando atingiu a máxima de 13,7%. O IBGE divulga hoje a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

A LCA Consultores projeta taxa de desemprego em novembro em 12,1% e média anual de 12,8% em 2017. Segundo Cosmo Donato, economista da consultoria, o indicador deve ficar estável em novembro após o ajuste sazonal. "Deve predominar a formalização da ocupação e não mais crescimento tão grande de pessoas desempregadas indo para a informalidade, dado o contexto de recuperação da atividade", diz.

Mesmo com alta da ocupação, o avanço da força de trabalho deve manter a desocupação relativamente estável nos próximos meses, acredita Donato. A LCA calcula que tanto a força de trabalho quanto à população ocupada devem avançar 0,1% na comparação mensal ajustada. Para 2018, a consultoria calcula desemprego de em média 12,1%.

O Instituto Brasileiro de Economia da (Ibre) da FGV também aposta numa taxa de desemprego a 12,1% em novembro. "Ainda vai haver mais de 10 milhões de desempregados no ano da eleição, apesar de a taxa de desemprego estar em queda", destaca Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista do Ibre-FGV. Em outubro, os desempregados ainda somavam 12,7 milhões.

A Mapfre Investimentos estima a taxa de desemprego em 12% em novembro, mas avalia que o diagnóstico de melhora do mercado de trabalho merece ressalvas, segundo a gestora: apesar da queda na margem, a taxa de desemprego permanece elevada, em dois dígitos, e os empregos criados no setor privado são informais, ressalta a Mapfre, em relatório.

A Pnad Contínua será acompanhada de perto pelo mercado, após o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) surpreender negativamente nesta semana. O país perdeu 12,3 mil postos de trabalho com carteira em novembro, interrompendo sequência de sete meses de geração de vagas.