28/12/2017 | Trabalho intermitente começa mais forte no comércio, entre jovens e no Nordeste - Valor Econômico

Nos primeiros 18 dias de vigência da nova legislação trabalhista, a modalidade intermitente empregou 3.067 pessoas, entre admitidos e demitidos (sim, já deu tempo para trabalhadores serem empregados e, menos de 30 dias depois, serem dispensados).

O emprego aberto nessa modalidade é jovem (69% têm até 29 anos), feminino (54% das vagas foram ocupadas por mulheres), de média escolaridade (86% têm ensino médio completo), concentrado no comércio (92%) e no Nordeste.

Esses dados foram conhecidos durante a apresentação dos resultados do Caged referentes a novembro. No mês, o país fechou 12.292 vagas formais, já considerando as 3 mil abertas pelo critério de emprego intermitente, no qual não há horário fixo de trabalho. Vale lembrar que um mesmo trabalhador pode ter mais de um registro como intermitente. De acordo com o Ministério do Trabalho, boa parte das vagas foi criada como reforço na Black Friday.

Foram apenas 18 dias da nova lei, por isso é difícil relacionar as demissões líquidas de novembro ao trabalho intermitente e outras mudanças trabalhistas. Mas em 20 dias, 78 empresas espalhadas em 778 estabelecimentos já usaram essa modalidade de contratação. Como mais 90% das vagas estão no comércio, há um peso enorme da influência do período natalino na oferta desse tipo de emprego.

Mas os dados confirmam que a reforma começou a ser implantada. E no Nordeste, o saldo do emprego foi positivo em 3.758 vagas em novembro. E destas, 33% são registros de intermitentes. No Sudeste, foi ainda pior, pois o saldo do emprego foi negativo, com a perda de 16,4 mil ocupações formais, mesmo com 1.305 registros de intermitentes. No Sul, ao contrário, foram 15,1 mil vagas abertas, sendo 445 intermitentes.