15/12/2017 | Setor de serviços registra queda em outubro, mostra IBGE - O Estado de S.Paulo

O volume de serviços prestados teve redução de 0,8% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a queda tinha sido de 0,3%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve redução de 0,3% em outubro deste ano, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 3,4%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 3,7%.

O segmento de serviços prestados às famílias registrou um recuo de 2,3% na passagem de setembro para outubro, após um avanço de 5,9% no mês anterior

"Embora serviços prestados às famílias tenham tido queda, o peso [na pesquisa] é pequeno", ponderou Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. "A queda em outubro foi pontual. Serviços prestados às famílias vêm apresentando certo crescimento", completou.

Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio tiveram uma retração de 1,0% em outubro ante setembro; Serviços profissionais, administrativos e complementares, -1,3%; e Outros Serviços, -0,1%.

"Foram os transportes e os serviços profissionais os principais responsáveis por essa queda no setor de serviços em outubro. Chamando atenção, porém, para o transporte terrestre [com alta de 0,7% no mês], que tem apresentado crescimento por conta do transporte de carga, acompanhando o aumento da produção industrial", justificou Saldanha.

Os Serviços de informação e comunicação subiram 0,3% na passagem de setembro para outubro.

O agregado especial das Atividades Turísticas apresentou redução de 1,5% em outubro ante setembro.