29/11/2017 | Governo estima impacto positivo de R$ 20 bi com o eSocial - O Estado de S. Paulo

Idiana Tomazelli

BRASÍLIA - O governo estima que terá economia de despesas e ganhos de receitas próximos a R$ 20 bilhões com a implementação do eSocial, sistema simplificado para recolhimento de obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. O cálculo é da Receita Federal e foi apresentado nesta quarta-feira, 29, pela Casa Civil. O eSocial integra o conjunto de medidas do programa Brasil Eficiente, que visa à desburocratização de serviços e sistemas do governo.

O eSocial integra o recolhimento de 15 obrigações devidas pelas empresas, como FGTS e a contribuição previdenciária Foto: Gabriela Biló/Estadão

Em 8 de janeiro de 2018, o eSocial já estará disponível para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões. Depois, a expectativa é ir estendendo o sistema às demais companhias ao longo do próximo ano.

"A estimativa da Receita é que implementação total permita que empresas diminuam o tempo gasto de 2.000 horas anuais para 600 horas anuais nesse processo", disse Natália.