09/11/2017 | Pela 1ª vez, internet supera shoppings como opção de compras para o Natal - Folha de S. Paulo

Pela primeira vez, os brasileiros que moram em grandes centros urbanos preferem fazer compras pela internet e não no shopping center para o Natal. Hoje, 40% planejam comprar pela internet, ante 32% em 2016.

Os dados são de uma pesquisa realizadas em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Shopping centers são uma opção para 37%, sendo que no ano passado eram 41% (quem respondia à pesquisa podia escolher mais de um meio).

Até este ano, os shopping sempre ficaram em primeiro lugar na pesquisa. A pesquisa é feita há cinco anos.

O percentual de pessoas que planejam dar presentes neste ano, 73%, permaneceu praticamente igual em relação ao ano passado. Já a proporção de quem disse que não vai dar presente caiu de 18% para 8%.

Em média, os consumidores planejam comprar entre quatro e cinco presentes, gastando R$ 460. O valor é menor do que a média de R$ 465 de 2016.

A variação entre as classes do preço que cada um planeja gastar com presentes não é grande. Nas classes A e B, é R$ 630; na classe C, é R$ 414.

Os presentes mais buscados são roupas, seguidos de brinquedos, perfumes e calçados.

Os filhos serão presenteados por 63% das pessoas. Em seguida vêm o marido e a mulher (49%). Apesar de a internet prevalecer, 34% dizem que querem comprar presente com dinheiro, e 31% com crédito.