31/10/2017 | O duelo trabalhista (POR LYDIA MEDEIROS) – O Globo

Uma grande batalha jurídica, de fundo corporativo, tem data marcada para começar: 11 de novembro, quando entra em vigor a reforma trabalhista. A nova legislação é um dos trunfos da gestão Temer e, segundo as previsões feitas ontem pelo ministro Henrique Meirelles, pode gerar seis milhões de empregos. O problema é que a reforma é contestada por juízes trabalhistas, parte deles associada à Anamatra, a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, que já anunciaram disposição de não aplicar a legislação. Eles se baseiam numa lista própria que reúne 125 inconstitucionalidades ou inconsistências que justificariam uma situação absurda — juízes ignorarem a lei. Há reações no Tribunal Superior do Trabalho, mas a confusão institucional tem tudo para levar à insegurança jurídica, fator que pode travar os investimentos esperados com a reforma.