• SINDEPRESTEM e FENASERHTT recebem amigos e parceiros em Almoço de Confraternização

14/09/2017 | Setor de serviços inicia 3º trimestre em queda – O Estado de S.Paulo

Ao contrário da indústria e do comércio, o setor de serviços começou o terceiro trimestre com o pé esquerdo O volume de serviços prestados no País encolheu 0,8% na passagem de junho para julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O movimento não preocupa, mas confirma que a recuperação da atividade econômica será gradual, avaliaram alguns economistas.

"Não significa que a situação está pior, assim como a alta de 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre não indica que o País voltou a viver no paraíso", ponderou o economista Alexandre Espírito Santo, da Órama Investimentos, e professor do Ibmec-RJ.

Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o setor de serviços tem recuperação mais lenta que o restante da economia por ser bastante dependente da renda - que ainda começa a se recompor -, além de mais robusto e pulverizado do que os segmentos agrícola e industrial.

"Não há como financiar um aluguel como se financia um carro, que, apesar de mobilizar um dos setores dos serviços, movimenta mais ainda a indústria de transformação", disse Agostini, prevendo novas altas e baixas no processo de retomada do setor de serviços.

Os serviços prestados a empresas puxaram a queda de 3,2% no volume de serviços prestados no País em julho em relação ao mesmo mês de 2016. Os segmentos de transportes e serviços prestados às famílias, porém, impediram uma perda ainda maior.

Segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio cresceram 3,0%, enquanto os serviços prestados às famílias avançaram 1,5% em julho ante julho de 2016.