• SINDEPRESTEM e FENASERHTT recebem amigos e parceiros em Almoço de Confraternização

06/09/2017 | Sindicalistas pedirão a Temer derrubada da TLP, menos juros e mais crédito – Poder 360

O presidente Michel Temer (PMDB) receberá na próxima 3ª feira (12.set.2017) representantes sindicais patronais e dos trabalhadores no Palácio do Planalto. A pauta será a criação de empregos e a retomada do crescimento. Entre as reivindicações dos sindicalistas estão a derrubada da TLP, uma queda mais rápida da taxa de juros e uma versão mais “equilibrada” do Refis.

Representantes de 5 das 6 maiores centrais sindicais estiveram na 2ª feira (4.set) na sede da Fiesp, em São Paulo. Discutiram com líderes patronais uma pauta para a negociação com o governo. Elaboraram 1 esboço nessa reunião.

O documento traz uma lista de 12 itens com reivindicações dos sindicalistas e empresários.

derrubada da TLP e mais crédito via BNDES;

mais crédito de bancos públicos federais para micro e pequenas empresas;

linha de crédito a custo zero para MEIs;

crédito a pessoas físicas para incentivar o consumo;

aceleração da queda da taxa Selic;

retomada de obras públicas paralisadas;

aumentar as parcelas para acesso ao seguro-desemprego;

mais medidas de desburocratização;

refis “equilibrado”;

cumprimento de normas de conteúdo local de petróleo e gás;

renovação da frota;

geração de empregos.

Na reunião de 3ª, estarão presentes 60 representantes dos empresários e 60 dos trabalhadores. Eles ainda discutem quem falará de cada 1 dos lados no encontro com Michel Temer.

Além da pauta oficial, sindicalistas também farão 1 pedido ao presidente sobre a medida provisória que altera pontos da reforma trabalhista. Pedirão para Temer editar uma MP que regulamente a contribuição assistencial, uma nova forma de financiamento, o quanto antes.

A contribuição assistencial não teria 1 valor fixo. Seria definida por cada categoria em convenções coletivas dos sindicatos. O que for decidido nessas reuniões será aplicado para toda a categoria.

Os sindicalistas dizem que negociações coletivas das principais categorias acontecem de setembro a dezembro. Seria a oportunidade para estabelecerem 1 valor para a contribuição assistencial.